Os aeroportos do arquipélago das Canárias registaram um aumento de 4% no número de passageiros em abril de 2024, atingindo 4,2 milhões, o que reflecte o crescente interesse por este popular destino turístico. De acordo com os últimos dados do operador aeroportuário Aena, a Gran Canaria registou o maior aumento de passageiros, com mais 3% em comparação com abril do ano anterior.
Nos primeiros quatro meses deste ano, os aeroportos das Canárias receberam 17,86 milhões de viajantes, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os voos comerciais representaram a grande maioria dos passageiros. As rotas internacionais também registam um bom desempenho, com um número de passageiros nos voos domésticos de 1,71 milhões.
A Gran Canaria mantém a sua posição de liderança em termos de número de passageiros entre as ilhas do arquipélago. Segue-se o aeroporto de Tenerife Sul, que registou um aumento de 7,4 por cento. Os aeroportos Cesar Manrique-Lanzarote e Tenerife Norte também registaram um aumento do tráfego de passageiros. Já o aeroporto de La Gomera registou uma diminuição de 6% no número de passageiros, com um total de 9.426.
Para além do tráfego de passageiros, os aeroportos das Ilhas Canárias movimentaram 38 109 voos em abril de 2024, um aumento de 6,9% em relação a abril do ano passado. Também foram transportadas 2.994 toneladas de carga, o que representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior e evidencia o papel crescente dos aeroportos do arquipélago nas operações de logística e transporte da região.